Buscape

sábado, 30 de julho de 2011

Praça do Campo Grande - Salvador/BA

Campo Grande é um bairro de Salvador surgido no início do século XIX, em torno da Praça com este nome, sofreu uma série de transformações urbanas no decorrer da sua história. Possui atividade cultural ativa, principalmente devido ao Teatro Castro Alves (TCA), ao Teatro Vila Velha, importantes colégios em suas adjacências e associações como a "Casa d'Itália". Sua origem está relacionada com a chegada da família real a Salvador (1808). Diferentemente de bairros mais antigos, as casas eram construídas distantes dos lotes vizinhos e das vias públicas.
A praça do Campo Grande, antigamente denominada Campo de São Pedro, foi palco de aguerridos combates durante os eventos que precederam as lutas pela independência da Bahia, já em 1821. Ali está situado o forte de São Pedro, local disputado pelas vertentes em disputa nas tropas: brasileiros e portugueses.
Cortada ao meio por um profundo vale, foi somente no final do século XIX, no governo republicano do dr. Rodrigues Lima, que a praça foi ricamente ornamentada e recebeu a bela configuração que hoje ostenta, com monumentos grandiosos feitos na França, evocando os heróis das lutas pela Independência da Bahia - deixando-a digna da importante cidade brasileira.
O largo é grande, totalmente arborizado, com sarjetas de mármore e um piso sarrafeado. De vez em quando a praça cede lugar para feiras de artesanatos, quermeses e outros eventos populares. Quem mora no entorno, usa a praça para praticar cooper, caminhar ou apenas bater papo. O Campo Grande assistiu também ao nascimento da maior festa popular do planeta - o Carnaval Bahiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário