Buscape

segunda-feira, 18 de julho de 2011

DESIGN: RON ARAD

Permeado com a energia da arte moderna, o trabalho de Ron Arad o alçou à categoria dos mais renomados designers mundiais. Ao reciclar assentos de carros (para a poltrona Rover) e usar andaimes para fazer uma série de camas geniais, chamou a atenção com peças "prontas para usar" e com um certo quê de poesia pós-industrialista.
Arad nasceu em Tel Aviv, Israel, em 1951. Estudou na Academia de Artes de Jerusalém entre 1971 e 1973, para depois se graduar na Architectural Association, de Londres, em 1979. Dois anos depois, abriu na capital britânica seu escritório/showroom One Off, onde não só conseguiu deslanchar seus próprios trabalhos, como também ajudou na divulgação de designers ingleses vanguardistas.
Filho da mesma geração de Phillip Starck, Arad colaborou, à sua própria maneira e com muito senso de humor, na desconstrução da rigidez da escola Bauhaus. Emprestando estilos clássicos, peças "achadas" e usando trabalho refinado, criou formas biomórficas com nomes curiosos, como a poltrona The Big Easy e a chaise-longue After Spring Before Summer, que no final das contas acabaram por se transformar em objetos de colecionador e parte permanente de coleções de museus como o Victoria & Albert (Londres), Georges Pompidou Centre (Paris) e MoMA (Nova York).
Mestre no uso de lâminas de aço e na experimentação com plásticos, Ron Arad sabe moldá-los como ninguém em formas sinuosas e contínuas. Reconhecido por profissionais da área como o Designer do Ano de 1994, Arad atraiu o interesse de fabricantes de renome, como a Vitra, Alessi, Moroso, Kartell e Driade, tornando-se um dos queridinhos dos produtores italianos
Fonte: http://arqarianerosa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário