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terça-feira, 2 de agosto de 2011

AMBIENTES ADAPTADOS

É fato que muitos deficientes não tem noção do que é possível melhorar na sua qualidade de vida adaptando-se o ambiente onde se vive as suas necessidades. E isso não é valido apenas ao cadeirantes, pois muitas pessoas que tem deficiência motoras, auditivas ou visuais também podem se usufruir de várias adaptações para ambientes.

Claro que cada deficiência poderá demandar uma adaptação ao ambiente diferente e cada pessoa, mesmo que com o mesmo problema, poderá se adaptar de forma diferente a cada tipo de adaptação, afinal de contas se o mundo fosse igual para todos não teríamos os deficientes.
Algumas adaptações simples e gerais podem ser feitas em casa e sem gastar dinheiro ou tendo um valor baixo a se gastar, já outras demandam um valor mais alto, principalmente se envolver obra, para serem realizadas. As mais simples podem ser desde a desobstrução do ambiente para uma melhor circulação do portador de deficiência até a proteção de cantos e quinas de paredes e as mais caras podem partir de rampas de acesso a residência até ambientes totalmente adaptados.
Lógico que tudo vai depender do que se espera e do que se pode gastar, pois não resolve morar em uma residência com uma cozinha totalmente adaptada se os custos da adaptação não permitem que se compre comida para fazer na cozinha ou o deficiente não seja quem vai cozinhar. Então o planejamento é muito importante pata que se obtenha um maior proveito dos recursos e da adaptação final.
A consulta a arquitetos e engenheiros ajuda muito, porém nem todos estão preparados para a acessibilidade e adaptações de ambientes, isso porque na faculdade não há foco nessa área (apesar de estar mudando o conceito). E para quem precisa de ajuda, não tem grana para contratar um profissional e deseja tirar o máximo de proveito o que pode-se fazer? Parece loucura, mas procurar uma faculdade e propor um estudo de caso com alunos de arquitetura e engenharia pode ser a melhor solução, inclusive você deverá ter a melhor experiência de forma gratuita. Você pode estar pensando: “Isso só pode ser uma piada e olha que não é 1o; de abril ainda.” A minha resposta é simples e bem objetiva:

1.O estudo do seu caso será orientado por um professor da instituição. Ou seja, você não estará sendo cobaia e se arriscando, afinal ele é um profissional da área.
2.Os alunos que embarcarem nesse projeto têm muito interesse em aprender sobre o assunto e com isso irão buscar alternativas para o seu caso, inclusive se for necessário com outros alunos de diversos cursos como fisioterapia para poder melhorar seu trabalho.
3.Ao final você poderá discutir com eles as alternativas encontradas e sugerir modificações para sua melhor adaptação, se assim for necessário.
4.A interação com os aluos fora um vinculo estreito e caso você ao longo de sua experiência necessitar de mudanças, normalmente terá acesso a eles, mesmo que já estejam formados.
Resumidamente, só há benefícios a se colher? Não. Se o projeto for feito apenas para que se conquiste nota, a coisa fica mais complicada e pode ser feito somente com aquele objetivo, que não é o principal, então o interessante é avaliar o conteúdo final da proposta dos alunos com o orientador e ver se realmente a experiência valeu a pena e se o investimentos será em feito.
Existe um projeto que funciona nesta forma e é gratuito na Universidade Veiga de Almeida, o Rio de Janeiro, que desenvolve os alunos do curso de design de interiores a criar ambientes adaptados através de demandas exteriores ( de pessoas que necessitam ou de entidades). O que leva os alunos a se desenvolverem para a adaptação de ambientes. Para ler a matéria que saiu na revista Barra do jornal O Globo, clique no link.

Fonte: http://www.deficientefisico.com

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