O Qatar foi anunciado em 2 de dezembro 2010, pela FIFA, como sede da Copa de 2022. O país que atualmente é apenas o 113º colocado do Ranking da FIFA até hoje ainda não participou de nenhuma Copa do Mundo.
Apesar de não ter nenhuma experiência em Copas, o Qatar espera realizar uma das competições mais luxuosas já realizadas. Para isso prevê a construção de 12 estádios super modernos.
Tecnologia para amenizar o calor :
Não é difícil pensar em Qatar e calor. Os organizadores sabem dessa dificuldade e aproveitaram a situação para mostrar ao mundo todo como é possível transformar o teórico pior inimigo de um ambiente no maior aliado.
Os cinco estádios vão converter luz solar em eletricidade para refrescar jogadores e torcida. A temperatura não deverá passar dos 28° dentro dos estádios durante jogos, apesar do calor escaldante do país.
Quando não há competição, o estádio fica “carregando”, acumulando energia solar para usar durante os jogos posteriormente. Será a primeira Copa climatizada da história, caso o Qatar seja escolhido como sede. Tudo isso sem usar nada de carbono.
Al-Rayyan Stadium
Este é o projeto mais audacioso e surpreendente. O estádio já existe, e tem capacidade para 25 mil pessoas. Com a estrutura móvel, vai abrigar 45 mil. O mais impressionante é uma membrana na parte externa que funciona como uma tela onde são exibidos noticiários e jogos que acontecem no momento. Simplesmente de babar.
Al-Shamal Stadium
Outro projeto bastante moderno. A capacidade original, de 20 mil torcedores, passaria a 45 mil. O estádio tem formato de um barco pesqueiro típico do Golfo Árabe-Pérsico, o “dhow”. Outro destaque é a mais longa ponte de vão livre do planeta, que ligaria o Qatar ao Bahrein.
Esta ponte seria mais uma forma de acesso ao estádio, além de vias expressas da redondeza e até mesmo táxis aquáticos.
Al-Wakrah Stadium
Este é um complexo esportivo que funcionaria 365 dias por ano e não somente na Copa. Deve contar centro aquático, SPA, instalações e shopping.
Al-Khor Stadium
O destaque deste estádio é a parte de cima, assimétrica e flexível, lembrando uma concha do mar.
Al-Gharafa Stadium
Também já existe, com capacidade para pouco mais de 20 mil pessoas. A estrutura móvel aumenta a capacidade para 44 mil. O destaque deste estádio são faixas na parte externa que representam as cores dos países participantes do evento.
Fonte: PINIweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário