Buscape

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Historia e Arquitetura



A cidade de Alagoinhas teve seu primeiro povoamento nos fins do século XVIII, quando um padre português fundou uma capela no seu território e daí começou a próspera vila em virtude da chegada de imigrantes e da passagem da estrada de boiadas, acesso para o norte e para o sertão, motivo do título dado por Ruy Barbosa de "Pórtico de Ouro do Sertão Baiano".
O distrito de Alagoinhas foi criado no dia 15 de outubro de 1816 e, em volta da igreja de Santo Antônio, varias casas foam construídas, desse modo o povoado foi elevado a vila e recebeu vários nomes como Freguesia da Água Fria, Freguesia de Santo Antônio de Alagoinhas e posteriormente Villa de Santo Antônio d' Alagoinhas. O Município de Alagoinhas recebeu esse nome em virtude do grande número de pequenas lagoas existentes na região.

A Igreja de Santo Antônio é considerada o maior patrimônio histórico da cidade, também é conhecida por Igreja Inacabada por nunca ter sido finalizada, está localizada em Alagoinhas Velha, na entrada da cidade, sua construção foi iniciada em meados do século XIX, com base e paredes redobradas, um verdadeiro monumento de arte.

E na Praça Pedro da Costa Dorea, localizada em frente as ruínas da Igreja de Santo Antônio possui um monumento do famoso artista plástico baiano Mario Cravo Junior que fez uma escultura inspirada na laranja para homenagear Alagoinhas que é chamada de "A cidade da laranja".

Nenhum comentário:

Postar um comentário