Buscape

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

MESA DE CENTRO

As mesas de centro são muito úteis como apoio na hora de receber, mas são também elementos fundamentais que complementam a decoração e expõem adornos, flores, livros e outros objetos decorativos, conferindo estilo e personalidade. Aqui vão algumas dicas para orientar a escolha dessa peça!
O tamanho da mesa de centro deve ser proporcional ao espaço disponível. Em salas pequenas, elas são dispensáveis, sob pena de atrapalhar a circulação. Já nos ambientes maiores, elas são essenciais para preencher e apoiar.
O afastamento entre a mesa de centro e o sofá deve ser de 60 a 80cm. Assim, elas ficam proporcionais, não atrapalham a passagem e facilitam o apoio a quem está sentado.
A altura da mesinha deve acompanhar a do assento do sofá. Com sofás baixos, elas devem ter entre 25 a 30 cm de altura. Sofás convencionais pedem modelos entre 30 e 38 cm. Mas os modelos mais baixinhos são os mais atuais.
O material não precisa ser o mesmo que predomina na sala. Na verdade, é melhor usar um material diferente, para tornar a decoração mais interessante. Cada um tem suas particularidades, e a escolha depende do efeito que se quer alcançar.
Madeira: A madeira se destaca em bases mais claras, e tem a função de aquecer a decoração, deixando a sala mais aconchegante. Fica bem com qualquer tipo de adornos, desde os mais neutros ao mais coloridos.

Vidro: O vidro é neutro e combina com qualquer estilo de decoração, dá leveza a decorações mais pesadas, e têm a vantagem de não esconder o tapete. As mesas de vidro pedem objetos que se destaquem, com mais textura ou cor.
Acrílico: O acrílico tem as mesmas vantagens do vidro, e é uma escolha bem atual. É um material moderno, mas cria um contraste bem interessante em decorações mais clássicas. É ainda uma opção segura para casas com crianças.
Espelho: As mesas de espelho dão um toque bem contemporâneo a qualquer decoração. Nos adornos, o ideal é usar peças opacas, como livros, caixas de madeira.


Laca: A laca já virou um clássico para as mesas de centro. A branca é básica e combina com decorações naturais, fazendo contraste com a madeira. O extra brilho – efeito piano – é o acabamento mais atual. A laca preta combinam com decorações contemporâneas e as coloridas são idéias para decorações despojadas.


FONTE: BLOG ASSIM EU GOSTO COM IMAGENS - CASA VOGUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário