Buscape

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SALA DE JANTAR


Mais do que um local de refeições, a sala de jnatar virou uma área de convívio, que segue movimento da casa. Confira a decoração de seis espaços.
FOTO 1: Local de encontro. Sem copa nem mesa na cozinha, é aqui que o casal e os dois filhos adolescentes fazem todas as refeições, do café da manhã ao jantar. Para acompanhar o formato estreito do ambiente, o arquiteto René Fernandes Filho escolheu a mesa retangular de freijó 2.88, da Ovo, com tampo de 1,80 m x 90 cm, e cadeiras esguias: as da ponta têm desenho de Sergio Rodrigues e as demais, de Geraldo de Barros (modelos da Dpot). O roxo das paredes faz contraste com a sala de estar, que é branca. Pendentes do inglês Tom Dixon (Lumini). 
 FOTO 2: O colorido traz alegria. Neste apartamento alugado, o arquiteto Gustavo Calazans montou a sala de jantar com móveis que o casal de moradores trouxe na mudança. “A mesa e as cadeiras Tulipa são clássicas e fáceis de combinar. Sugeri mesclá-las a duas cadeiras coloridas, que estavam na cozinha”, conta. A tapeçaria venezuelana, presente da mãe do proprietário, alegrou a parede, na qual pranchões laqueados (Fábrica de Móveis Araujo) compõem o aparador. Lustre da Scandinavia Designs.
 FOTO 3: Um quê de anos 1970. Estampas geométricas, que remetem à época da juventude do morador, revestem as cadeiras giratórias da sala de jantar. “Na escolha do mobiliário, também fiz referência aos anos 1970, mas optei por releituras para não deixar o visual datado”, explica o arquiteto Sidney Quintela, autor do projeto. A mesa de madeira é da Micasa, o lustre, da Iluminar, e o aparador laqueado foi desenhado por Sidney. Ao fundo, placas de vidro recobrem o tecido aplicado na parede.
 FOTO 4: Posição privilegiada. Depois que se aposentaram, Sandra e Alberto instituíram uma rotina: pelo menos uma vez por semana, eles recebem a filha, o genro e os dois netos para jantar. Por isso, no apartamento novo, o ambiente de refeições ganhou destaque. “O espaço ocupa a maior parte da sala e tem vista para a varanda”, conta a arquiteta Ana Rita de Souza e Silva. A mesa redonda Tulipa e as cadeiras de espaldar curvo (Artefacto Basic) facilitam a circulação. Lustre da Dominici.
 FOTO 5: Mais espaço para os amigos. Embora a sala fosse pequena, os moradores queriam ter uma área de jantar. A arquiteta Barbara Filgueiras fez o espaço crescer ao derrubar as paredes do quarto de empregada. “Agora, eles podem reunir os amigos com mais conforto”, diz. Os convidados se acomodam na mesa bicolor (Dbox) e nas cadeiras de acrílico(Tok & Stok). Objetos da Skitsch e da A Lot Of. Note que o ambiente é integrado à cozinha e que há uma passagem para o gato na porta da área de serviço.
FOTO 6: Coração da casa. A família de origem italiana adora se reunir nesta sala de jantar, localizada em um anexo com cozinha de apoio junto à piscina. Para acomodar a todos, a arquiteta Fernanda Moreira Lima optou por duas mesas: a maior é da Dpot (de onde também vêm as cadeiras) e a menor, destinada às crianças, foi feita pela Móveis Russo. Um banco de couro, fixado no painel de cumaru, amplia o número de assentos no ambiente. Pendentes coloridos Caja, da Bertolucci. Objetos da Conceito Firma Casa e da Scandinavia Designs.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CADEIRAS E POLTRONAS - DESING

Elas não são simplesmente para sentar e relaxar, jantar ou trabalhar. Estas cadeiras são clássicos do design. Chamam atenção em qualquer ambiente, seja pelas curvas, pelo formato curioso, ou simplesmente pelo conforto – na maioria das vezes, trazem todas estas características reunidas. O design atemporal faz com que estes clássicos nunca saiam de moda e sejam os escolhidos para diversos tipos de ambientes.















segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ARQUITETOS E SUAS FRASES


"O mais importante não é a arquitetura, mas a vida, os amigos e este mundo injusto que devemos modificar."
(Oscar Niemeyer)
"A vida pode mudar a arquitetura. No dia em que o mundo for mais justo, ela será mais simples."
(Oscar Niemeyer)
"Ser bom é melhor que ser original."
(Mies Van der Rohe)
"Menos é mais."
(Mies Van der Rohe) 
"O luxo na arquitetura não é diferente do luxo na vida. Luxo é ter em sua casa aquilo que te deixa feliz."
(Isay Weinfeld)
"Sempre procuro inserir o elemento surpresa, o inusitado, a descoberta (...) Arquitetura tem de causar infartos."
(Isay Weinfeld)
"A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz."
(Le Corbusier)
"O lar deve ser o tesouro da vida."
(Le Corbusier) 
"Forma segue função: isso tem sido mal interpretado. Deveriam ser um só, junto numa união espiritual."
(Frank Lloyd Wright)
 "Eu conheço o preço do sucesso: dedicação, trabalho duro, e uma incessante devoção às coisas que você quer ver acontecer."
(Frank Lloyd Wright) 
"Arquitetura é sua própria finalidade."
(João Figueiras Lima "Lelé")
"A intenção plástica (...) é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção."
(Lúcio Costa)
"Acredito que as coisas podem ser feitas de outra maneira e que vale a pena tentar."
(Zaha Hadid) 
"Arquitetura deve falar de seu tempo e lugar, porém anseia por atemporalidade."
(Frank Gehry)
"É essencial para um arquiteto saber ver de tal forma que a sua visão não seja dominada pela racionalidade."
(Luis Barragán)
"A arquitetura começa onde termina a engenharia."
(Walter Gropius)
"Aqueles que olham para as leis da Natureza como um apoio para os seus novos trabalhos colaboram com o Criador."
(Antônio Gaudí)
"Copiadores não colaboram."
(Antônio Gaudí)
"Para mim, enfim, a qualidade de uma boa arquitetura não depende tanto do talento, mas da formulação correta do problema a ser resolvido."
(Alejandro Aravena)
"O principal são as proporções."
(Arne Jacobsen)
"Elegância é liberdade de escolha."
(Philippe Starck)
"Para mim, a primeira e primordial arquitetura é a geografia."
(Paulo Mendes da Rocha)
"Arquitetura é o completo êxtase em que o futuro pode ser melhor."
(Daniel Libeskind)
"A memória é a chave da arquitetura. Sem ela, não temos futuro."
(Daniel Libeskind)
"O design não faz a beleza. A beleza emerge da seleção, afinidades, integração, amor."
(Louis Khan)